NF-e: Desativação dos protocolos TLS 1.0 e TLS 1.1

ATENÇÃO (Lembrete): SVRS – Desativação dos protocolos TLS 1.0 e TLS 1.1

Conforme já comunicado em 13/01/2022, a Sefaz Virtual do Rio Grande do Sul (SVRS), para garantir o bom funcionamento do Ambiente de Autorização dos Documentos Fiscais Eletrônicos, deverá desabilitar os protocolos de comunicação mais antigos a partir do dia 11/04/2022.

Esta mudança é necessária, não só pela simplificação do ambiente e aumento da segurança, como também pela inviabilidade de configuração dos protocolos de comunicação mais antigos em nova versão do sistema operacional dos servidores.

Incompatibilidade com versões obsoletas do Windows (7 e anteriores)

A desativação destes protocolos de segurança impactaram diretamente sistemas operacionais Windows antigos, onde haviam apenas estes protocolos de segurança disponíveis.

Os Windows, da versão 7 para trás, mesmo atualizados, não tem suporte ao protocolo TLS 1.2, por padrão.
E, sem ele, nenhum aplicativo executado por ele conseguirá estabelecer comunicações seguras aos servidores da Secretaria da Fazenda.

Para mais informações sobre este problema nos Windows antigos, segue link da Microsoft:
https://support.microsoft.com/pt-br/topic/atualizar-para-habilitar-o-tls-1-1-e-o-tls-1-2-como-protocolos-seguros-padr%C3%A3o-no-winhttp-no-windows-c4bd73d2-31d7-761e-0178-11268bb10392

Para correção/compatbilização, no entanto, há um Patch que corrige e habilita tal protocolo.

No sistema operacional Windows 7, deve se tê-lo completamente ‘atualizado’, sendo necessário, ainda, baixar e instalar o link abaixo:
https://download.microsoft.com/download/0/6/5/0658B1A7-6D2E-474F-BC2C-D69E5B9E9A68/MicrosoftEasyFix51044.msi

Após sua instalação e devida reinicialização, o Windows deverá habilitar tal protocolo e permitir as comunicações sob o novo protocolo.
Não há garantia explícita alguma da Microsoft no processo, visto que estas já são versões obsoletas e descontinuadas do Windows.

Mesmo com êxito no processo, sugerimos fortemente a migração ou atualização para uma versão do Windows mais recente (Windows 10 ou 11, se possível).
Mais cedo ou tarde, outros recursos antigos continuarão a ser desativados pelas plataformas de serviços digitais, e somente a constante atualização da sua infra-estrutura garantirá acesso e confiabilidade no tráfego de suas informações.

Para maiores informações, consulte sua software house.

Fonte: RFB